sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Chá de hibisco



Você sabe qual chá emagrece mais? Branco?Verde? Hibisco? Conversei com a Flávia Morais, nutricionista da rede de produtos naturais Mundo Verde, para resolver essa questão. Segundo ela, estudos comprovam o efeito termogênico no chá branco e no chá verde, capaz de acelerar o metabolismo.

“O chá verde promove a oxidação de gorduras, por isso é um importante coadjuvante nos processos de emagrecimento, e o chá de hibisco atua como digestivo e diurético”, afirma a nutricionista. Por isso, associar o esse chá ao verde ou branco é a chave para potencializar e acelerar os resultados da dieta – que, claro, deve incluir alimentação equilibrada e atividade física

Flávia ensina como preparar a bebida corretamente.

Confira:
Os chás devem ser preparados na forma de infusão. Quando a água levantar fervura, apague o fogo, adicione a erva e abafe. Deixar em infusão por aproximadamente 3 minutos

Enquanto os cientistas não inventam uma pílula que seque os quilos extras instantaneamente, o jeito é continuar a fazer dieta. Ainda bem que uma planta pode ajudar, e muito, nesta tarefa.

O chá da flor de hibisco, combinado a uma alimentação saudável, pode eliminar até cinco quilos em apenas um mês. “A bebida auxilia na redução de gordura, na digestão, regulariza o intestino e ainda combate a retenção de líquidos, o que facilita o emagrecimento”, explica a nutricionista e fitoterapeuta Vanderli Marchiori, de São Paulo. 


Além disso, a bebida é muito rica em flavonóides, uma poderosa substância antioxidante, que combate os radicais livres, protegendo o coração de doenças e a pele do envelhecimento. 

Onde encontrar e como tomar 
Para aproveitar as propriedades, consuma o chá de hibisco quatro vezes ao dia, sempre entre as refeições. O produto pode ser comprado desidratado em lojas especializadas e também em alguns supermercados. 

Não há contra-indicações ou efeitos colaterais. Porém, mulheres grávidas e que amamentam devem consultar um médico. Faça também uma alimentação balanceada, como a dieta proposta pela nutricionista Roseli Ueno. “Só é possível emagrecer e manter-se magra com reeducação alimentar”, diz Roseli. Siga o cardápio até atingir o peso desejado. 

Como fazer o chá 
Prepare a bebida na proporção de uma colher de sopa cheia de hibisco para um litro de água. Ferva por cinco minutos. Depois, abafe o líquido por mais dez minutos e coe. Pode ser tomada quente ou fria.

A nutricionista Neide Rigo, de São Paulo, ensina a incrementar o chá. Ferva, em 1 litro de água, 5 ou 6 hibiscos desidratados, 3 rodelas de maçã, 1 canela em pau e 2 cravos-da-índia por três minutos. 

Dicas dos nutricionistas 
- Evite usar muito sal. Esse tempero contribui para o corpo reter líquido. Use ervas e especiarias como orégano, salsa e alecrim. 

- Não abuse de carboidratos refinados (arroz branco, pão, macarrão e biscoito feitos com farinha branca). Prefira as versões integrais, que garantem saciedade por mais tempo. 

- Tome o chá entre as refeições, principalmente na hora que bater aquela vontade de atacar a geladeira. A bebida engana a fome! 

- Diferentemente do chá verde, a infusão da flor é saborosa. Tente ingeri-la sem adoçar. Não consegue? Ponha pequenas quantidades de mel ou de açúcar mascavo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário