Mantenha uma adequada postura corporal, pois facilita a projeção vocal e a articulação precisa, transparecendo naturalidade e uma boa estética. Recomenda-se:
1- Manter ângulo de 90° entre a ponta do queixo e o pescoço;
2- Os pés devem estar apoiados no chão de forma que o peso do corpo seja distribuído a toda a base dos pés.
3- Ao sentar, pés apoiados ao chão, costas inteiramente apoiadas no encosto da cadeira e joelhos fazendo ângulo de 90°com o quadril;
4- Em pé, os joelhos não devem estar totalmente travados. Deve-se posicioná-los de forma levemente flexionada evitando alterações musculares na região lombar e cervical;
5- Devemos alinhar o ombro e o quadril durante a movimentação. Ombros sempre relaxados favorecendo o correto posicionamento de braços. O relaxamento dos músculos respiratórios evitará má postura e tensão da região superior do corpo;
6- Nuca alongada para facilitar o posicionamento reto de cabeça com olhar na horizontal;
7- Cabeça sempre reta, mas nunca tensionada. A cabeça posicionada de forma inclinada para os lados ou para baixo pode induzir a afirmação ou negação de determinadas mensagens, além de demonstrar insegurança;
8- Olhar sempre para onde desejamos projetar a voz. Desta maneira refletimos segurança e persuasão;
9- Ao se apresentar, aproxime-se do interlocutor inclinando o corpo levemente em sua direção, assim sinalizará abertura e disposição para a comunicação
Dicas - Como ter uma Voz Saudável?
1- Beber de 7 a 8 copos de água por dia, em temperatura ambiente. Evitar refrigerante, pois pode prejudicar a movimentação do diafragma;
2- Em ambientes com ar condicionado, intensifique a hidratação;
3- Evite tossir ou pigarrear, uma vez que provoca um impacto forte nas pregas vocais e transparece nervosismo diante de uma apresentação;
4- Falar em ambientes ruidosos ou abertos leva o emissor a intensificar a emissão vocal, pois há competição sonora. Quando possível deve-se evitar tais ambientes, mas no caso de profissionais que trabalham em tais condições a voz deve ser projetada e os sons articulados com precisão;
5- Fornecer palestras, ministrar aulas ou participar de uma entrevista durante quadros gripais ou crises alérgicas deve ser evitado. Neste período deve-se beber água em abundância, antes, durante e após apresentações;
6- Um dia antes de se apresentar para aquela entrevista de mestrado ou de emprego, ou ministrar aquela apresentação importante deve ser realizado repouso vocal. As pregas vocais são músculos como qualquer outro, e também sofrem fadiga;
7- Evite ingerir grandes quantidades de aspirinas, diuréticos ou calmantes, pois ressecam a mucosa vocal.
8- Cantar é um ótimo exercício vocal, mas o indivíduo precisa ter preparo vocal, caso contrário podem surgir sérias alterações orgânicas.
9- Evite ingerir alimentos pesados ou muito condimentadoos por acarretar má digestão e refluxo de secreções gástricas. A maçã e o salsão são recomendados, pois são adstringentes, deixando a saliva mais fininha. Já os derivados do leite e chocolate engrossam a saliva e dificultam a articulação das palavras e a vibração das pregas vocais.
10- Ao se comunicar demonstre suas emoções atentando-se para que estas sejam compatíveis com a intenção do discurso.
1- Beber de 7 a 8 copos de água por dia, em temperatura ambiente. Evitar refrigerante, pois pode prejudicar a movimentação do diafragma;
2- Em ambientes com ar condicionado, intensifique a hidratação;
3- Evite tossir ou pigarrear, uma vez que provoca um impacto forte nas pregas vocais e transparece nervosismo diante de uma apresentação;
4- Falar em ambientes ruidosos ou abertos leva o emissor a intensificar a emissão vocal, pois há competição sonora. Quando possível deve-se evitar tais ambientes, mas no caso de profissionais que trabalham em tais condições a voz deve ser projetada e os sons articulados com precisão;
5- Fornecer palestras, ministrar aulas ou participar de uma entrevista durante quadros gripais ou crises alérgicas deve ser evitado. Neste período deve-se beber água em abundância, antes, durante e após apresentações;
6- Um dia antes de se apresentar para aquela entrevista de mestrado ou de emprego, ou ministrar aquela apresentação importante deve ser realizado repouso vocal. As pregas vocais são músculos como qualquer outro, e também sofrem fadiga;
7- Evite ingerir grandes quantidades de aspirinas, diuréticos ou calmantes, pois ressecam a mucosa vocal.
8- Cantar é um ótimo exercício vocal, mas o indivíduo precisa ter preparo vocal, caso contrário podem surgir sérias alterações orgânicas.
9- Evite ingerir alimentos pesados ou muito condimentadoos por acarretar má digestão e refluxo de secreções gástricas. A maçã e o salsão são recomendados, pois são adstringentes, deixando a saliva mais fininha. Já os derivados do leite e chocolate engrossam a saliva e dificultam a articulação das palavras e a vibração das pregas vocais.
10- Ao se comunicar demonstre suas emoções atentando-se para que estas sejam compatíveis com a intenção do discurso.
Dicas - Como potencializar sua dicção?
1- Em apresentações procure evitar esforços físicos intensos que podem levar a uma voz ofegante. A respiração é a responsável pela produção da voz, assim alterações nessa prejudicam sua apresentação.
2- A voz reflete a personalidade e os sentimentos. Se não estiver bem preparada, a voz, por meio de hesitações, pausas e velocidade alterada, poderá prejudicar seu discurso, demonstrando insegurança, nervosismo ou despreparo;
3- Articule as palavras de forma precisa. Pronuncie-as sem exageros;
4- Para facilitar a projeção da voz no ambiente e transparecer energia e clareza, possua um bom apoio respiratório, realize uma adequada abertura de boca, use as inflexões, olhe para o ambiente a que se quer projetar a voz.
5- Fale olhando sempre para o publico focalizando pontos na platéia. Fixe seu olhar acima dos olhos ou no fundo da sala. Direcione sua voz ao ambiente sem precisar gritar;
6- A entonação provoca efeito sobre o ouvinte. Sustente a entonação no agudo quando não quiser ser interrompido, ao finalizar o pensamento diminua mantenha um tom mais grave. As inflexões evitam interpretações ambíguas e torna o discurso envolvente;
7- A ênfase da frase deve ser dada à palavra que seja considerada mais importante na mensagem, mas sem exageros,
8- Domine o assunto, se prepare teatralizando anteriormente. O domínio do assunto fortalece a autoconfiança e evita hesitação como os famosos "brancos";
9- O aquecimento vocal favorece o relaxamento dos músculos responsáveis pela voz e pela mímica facial transmitindo mais tranqüilidade. Existem técnicas para realizar o aquecimento vocal, por exemplo vibrar a língua e os lábios.
10- Existe uma distancia e um posicionamento adequado para se falar ao microfone. Posicione-o na distancia de um palmo a frente do queixo e transmita a mensagem em intensidade habitual;
Dicas - Elaboração de recursos audiovisuais
1- De preferência usar slides de fundo escuro, realçando a informação com cores claras, desta forma é melhor de se trabalhar o texto;
2- Pode ser utilizada até três cores diferentes nos slides e transparências. Desta forma evita-se que as cores prenda a atenção do ouvinte em detrimento da informação;
3- O título deve ser introduzido na parte superior e central do slide. Os subtítulos à esquerda e na parte superior também. Deve ser escrito de forma concisa, de forma que situe o interlocutor sobre o que será abordado;
4- As letras devem ser grandes objetivando que o receptor da ultima fileira consigam visualizar. Dê preferência em fonte padrão arial ou times new roman;
5- É imprescindível que no slide contenham poucas linhas. O texto deve apenas introduzir o assunto abordado em sua essência.
6- Evite introduzir números, descreva-os para facilitar a compreensão, a não ser que sejam resultados de um levantamento estatístico acompanhado ou não de gráficos;
7- Os gráficos devem ser usados com parcimônia, pois cansa o interlocutor, entretanto, caso haja muita informação a ser compartilhada, e que sejam essenciais ao entendimento do texto, pode-se sintetizar através de gráficos ou pontuações.
8 - Evite introduzir sons nos slides uma vez que dificulta a compreensão e distrai o ouvinte. Deixe apenas nos slides o essencial.
9- Faça uso de poucas ilustrações. Dê prioridade aquelas que dão ênfase a mensagem.
1- De preferência usar slides de fundo escuro, realçando a informação com cores claras, desta forma é melhor de se trabalhar o texto;
2- Pode ser utilizada até três cores diferentes nos slides e transparências. Desta forma evita-se que as cores prenda a atenção do ouvinte em detrimento da informação;
3- O título deve ser introduzido na parte superior e central do slide. Os subtítulos à esquerda e na parte superior também. Deve ser escrito de forma concisa, de forma que situe o interlocutor sobre o que será abordado;
4- As letras devem ser grandes objetivando que o receptor da ultima fileira consigam visualizar. Dê preferência em fonte padrão arial ou times new roman;
5- É imprescindível que no slide contenham poucas linhas. O texto deve apenas introduzir o assunto abordado em sua essência.
6- Evite introduzir números, descreva-os para facilitar a compreensão, a não ser que sejam resultados de um levantamento estatístico acompanhado ou não de gráficos;
7- Os gráficos devem ser usados com parcimônia, pois cansa o interlocutor, entretanto, caso haja muita informação a ser compartilhada, e que sejam essenciais ao entendimento do texto, pode-se sintetizar através de gráficos ou pontuações.
8 - Evite introduzir sons nos slides uma vez que dificulta a compreensão e distrai o ouvinte. Deixe apenas nos slides o essencial.
9- Faça uso de poucas ilustrações. Dê prioridade aquelas que dão ênfase a mensagem.
EXERCICIOS TRAVA-LINGUA IV
Flui o frio pra pedra do tigre
de Ruth Salles
Flui o frio
frente à fresta.
Frágil Flora
freme em febre.
Flui o frio pro tigre.
Frente à fresta, a floresta.
Frágil Flora, fremente,
freia a febre com o frasco.
Flui o frio pra pedra do tigre.
Frente à fresta, trepida a floresta.
Frágil Flora, fremente na praça,
freia a febre com o floco do frasco.
frente à fresta.
Frágil Flora
freme em febre.
Flui o frio pro tigre.
Frente à fresta, a floresta.
Frágil Flora, fremente,
freia a febre com o frasco.
freia a febre com o floco do frasco.
Trombeteia a tempestade
de Ruth Salles
Vai e vem voando o vento,
faz a festa na floresta,
fino e forte qual navalha,
vira a folha, que farfalha.
Rasga os ramos e os derruba,
gira, gira em disparada,
fere a terra e a rodopia,
espiral desenrolada.
Logo a leve luz da lua
já se aninha em negra nuvem.
Nessa névoa, a lua alada
lá se anula e não é nada.
Trombeteia a tempestade,
se encadeia, e desce, e dança,
canta e toca na vidraça.
Que tormenta! Que mudança!
Um sussurro sobe e soa,
um zumbido zine e zoa:
é o som que sai da casa
que agasalha uma pessoa.
Quase cai aquela casa!
E o lugar foi-se alagando!
Mas agora o quadro acalma,
cada gota vai secando.
Tudo espaça e logo passa,
toda bulha vai embora.
Já se espalha a bruma baça,
brilha o astro em boa hora.
Como a chuva encharca o chão!
Eu me ajeito, gotejando,
me queixando, a gracejar,
relaxando... bocejando..
Ri na rama a rosa rubra
de Ruth Salles
Bruto e bravo, brama o búfalo.
Berra e brinca o bode branco.
Zurra a zebra, zune o zéfiro.
Ri na rama a rosa rubra.
Freme a folha a farfalhar.
Corre em curva o claro córrego.
Voa o vento e envolve o vale.
Chia a chuva e encharca o chão,
pinga em pedras, pula em plantas,
lambe e lava e leva a lama.
Soa o sino em som de sonho.
Pela praça, em plena pompa,
passa o pato, passa a pomba
Berra e brinca o bode branco.
Zurra a zebra, zune o zéfiro.
Ri na rama a rosa rubra.
Freme a folha a farfalhar.
Corre em curva o claro córrego.
Voa o vento e envolve o vale.
Chia a chuva e encharca o chão,
pinga em pedras, pula em plantas,
lambe e lava e leva a lama.
Soa o sino em som de sonho.
Pela praça, em plena pompa,
passa o pato, passa a pomba
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